Saiu no G1
O pesquisador Lauro Meller afirma que as músicas da banda britânica proporcionam uma “viagem no tempo”, ao narrar episódios da Pré-História às guerras mais recentes.
Mestres e doutores de universidades de vários países que se reúnem todos os anos na Modern Heavy Metal Conference, em Helsinque, Finlândia.
A Modern Heavy Metal Conference é o principal evento de pesquisa sobre este gênero musical no mundo.
O brasileiro Lauro Meller, paraibano de 44 anos de idade, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, esteve na edição deste ano.
Lauro apresentou seu livro “Iron Maiden, A Journey Through History” (Iron Maiden: uma jornada por meio da História)”, onde faz uma análise de como a banda retrata em suas canções momentos históricos na história da humanidade.
O trabalho de Lauro é inédito ao se dedicar à obra da banda – mais especificamente 18 canções que, baseadas em fatos ou personagens históricos, proporcionam uma viagem no tempo, da Pré-História à Guerra do Golfo.
“Primeiro, apresento o episódio que inspirou cada canção, como em uma aula de História. Em seguida, comento como a letra retomou tal conteúdo, com maior ou menor distanciamento dos registros históricos, já que os artistas têm liberdade para criar em cima da realidade”, conta o pesquisador que também é músico, e por isto ainda mostrou como linhas melódicas, arranjos, técnicas vocais, riffs de guitarra e baixo, entre outros ingredientes, potencializam a mensagem de cada canção.
Na “jornada”, o leitor ora se sente na pele de um faraó no Antigo Egito, revoltado ao se descobrir mortal; ora de um nativo da América do Norte, massacrado pelo homem branco; ou, ainda, de soldados angustiados em campos de batalha das grandes guerras mundiais…
Embora tenha sido escrito por um acadêmico, o livro não é nada difícil.
“Não é preciso ter conhecimento musical teórico para ler”, pontua Meller. A versão em português estará disponível em breve nos sites da editora Appris e de grandes livrarias. “Para quem quer treinar o inglês, já está disponível a versão internacional, com o título Iron Maiden, a journey through History”, diz o autor.
Fonte: G1
Clique aqui para ler a matéria completa